Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PADRE ZEZINHO Vocação

Formação: prioridade das prioridades

Depois de quatro meses na Itália, estudando italiano e adaptando à nova realidade, tivemos no dia 02 de outubro a missa de abertura do Segundo Curso de Formadores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Padre Nivaldo Alves de Souza, que está à frente do Curso e que nesses últimos tempos tem se dedicado totalmente à organização do mesmo, na sua breve mensagem durante a missa de abertura, disse: “Sim, um bom número de pessoas certamente bem motivadas, que, juntas, formam um grupo de irmãos que compartilham de um único carisma, de uma espiritualidade comum, com uma mesma finalidade apostólica, mas também desafiada pela diversidade da língua, cultura, e das experiências diversas”. E essa é a nossa realidade. Somos dezenove participantes vindos de várias partes do mundo: um de Portugal, um da Polônia, três da Indonésia, dois da Índia, três das Filipinas, dois do Congo, dois de Camerum, um da Angola, um da Venezuela, um do Chile e três do Brasil. Cada um com sua experiência e sua cultura, mas todos dehonianos. Isso já faz o nosso curso valer à pena. Durante esse ano (2010/2011) teremos um vasto programa de estudos. No primeiro semestre (outubro/2010 – fevereiro/2011), estudaremos no Colégio Internacional Leão Dehon, aqui mesmo onde moramos. Foi montada uma grande estrutura para acolher o curso, e teremos matérias específicas de cunho dehoniano, com especialistas tanto da nossa congregação como das diversas universidades pontifícias de Roma. No próximo semestre (fevereiro/2011 – maio/2011), estudaremos na Pontifícia Universidade Salesiana, onde iremos aprofundar cinco dimensões da Vida Consagrada e Presbiteral: espiritualidade; bíblica/teológica; antropológica; eclesial/carisma; pedagógica/experiencial. Além das atividades acadêmicas, teremos ainda algumas atividades extras como cursos paralelos, visitas diversas, acompanhamento psicológico e, no final do curso, um retiro/peregrinação aos “lugares dehonianos”, como França, Alemanha, Bélgica e outros. Na aula inaugural com o Padre Geral, Pe. Ornelas, foi-nos apresentado uma análise profunda da formação em nossa Congregação e ele nos falou sobre a importância desse trabalho para a Igreja e para a sociedade. Posso dizer que este é um momento de graça pois acreditamos na Verdade do Evangelho e no carisma de Padre Dehon, por isso é gratificante viver essa experiência e pensar em tantos jovens que também poderão trilhar esse caminho conosco, o caminho do Coração. Quem se habilita? Roma, 05 de outubro de 2010

CARTA PARA ALGUÉM QUE FOI CEDO DEMAIS!

Muitas vezes ficamos impotentes diante de uma tragédia. Semana passada, Roseli, uma amiga de Taubaté e que trabalha muitos anos na Faculdade Dehoniana, teve o seu irmão assassinado de maneira bárbara. A professora Rosana Manzini, Diretora da Dehoniana, minha orientadora, esteve com eles nesse momento de dor e escreveu o que seu coração pode sentir. Façamos desta prece a nossa prece.




por Rosana Manzini

"Não tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente, mas ouvi muitas vezes falar de você. Sou amiga da tua irmã, trabalhamos juntas na mesma instituição. Conheci seus pais, jantei com eles algumas vezes na casa dela. Ontem fui surpreendida com a notícia que tinham tirado a sua vida. Alguém, por motivo nenhum, te acertou pelas costas transpassando teu coração. O teu último respiro foi nos braços de teus pais.
Hoje estive com tua família, conheci teus três filhos que já carregavam no coração a saudade da mãe que partiu a tão pouco tempo vítima de câncer. O garoto é muito parecido contigo. Eu também tenho dois filhos, maiores que os teus, mas a preocupação é a mesma, né? Mas escrevo porque preciso te dizer algumas coisas. A primeira é que não foi Deus que quis que você fosse embora agora, dessa forma tão dramática. Sem dúvida, e tenho certeza, você sabe disso agora muito mais do que nós. O que interrompeu teu “vôo” foi o resultado de uma omissão generalizada pela vida integral das pessoas. Perdemos-nos nas buscas de prazeres, de poderes, de “auto-realizações”. O outro deixou de ser importante para nós. Fomos ficando tão egoístas, tão centrados em nós mesmos, que a vida e dores de tantas pessoas passaram e passam desapercebidas. Na verdade, Albano, corre-se tanto sem saber para que e nem para onde. Eu também, tantas vezes me pego nesse mesmo ritmo. O problema é que, nós que professamos a fé cristã, temos o dever ético-moral de construirmos uma sociedade que seja de estatura humana.
Eu sempre sonhei em viver a experiência de ser Igreja buscando um mundo que revelasse, nas suas organizações, o Amor de Deus. Procurar a justiça, procurar a paz, procurar a dignidade humana de cada pessoa e de todas as pessoas se tornaram um imperativo ético que moldaram minha vida desde a adolescência. Viver esse sonho no dia a dia nem sempre foi fácil e nunca o será. Mas não temos opção. O seguimento de Jesus nos obriga a uma tomada de posição radical, ou estamos com Ele ou não estamos. Temos que ser uma Igreja-samaritana que tem a coragem de sair de sua estrada cotidiana e ir ao encontro das chagas do mundo. Eu creio nisso, sabe?!! É uma luta amorosa sem fim. Aonde a vida for negada é lá que deveremos estar.Precisamos não ter medo da cruz! E não é fácil.
Não foi teu corpo inerte que me colocou em profundo questionamento. Não! Eu creio na Vida Eterna! Eu tenho certeza de que o Pai te acolheu! O que me inquietou profundamente foi o sofrimento dos que ficaram. As lágrimas dos órfãos, que Deus sempre mandou que nós cuidássemos, que nos responsabilizássemos. São essas mesmas lágrimas que me questionam no mais profundo de minha consciência. Lágrimas dos olhos de tantos brasileiros e brasileiras que sonharam, como eu, com um sociedade humana e fraterna. É necessário mais de mim, é necessário coerência maior, é necessário assumir a profecia, é necessário de verdade lutar pela vida, sim. Era preciso um pouco mais de todos nós. Talvez se tivéssemos nos comprometido um pouco mais, se tivéssemos acreditado um pouco mais……. Eu sei, esse “se” não resolve, não volta o tempo….. então fica mesmo o meu pedido de perdão."